Content found in this wiki may not reflect official Church information. See Terms of Use for more information.

O especialista de tecnologia da estaca

From TechWiki
Jump to navigationJump to search

O especialista de tecnologia da estaca é uma pessoa chamada pela presidência da estaca para ser o secretário adjunto da estaca que servirá de primeiro contato para dar assistência nas questões de tecnologia e aparelhos eletrônicos em todas as capelas da estaca.

“A tecnologia abençoa-nos com numerosas inovações para levarmos a mensagem do evangelho por satélite, pelo nosso próprio site na Internet, pela televisão, rádio e ainda pela palavra escrita em nossas revistas e jornais. Tudo isso aumenta nossos meios de transmissão, o que amplia enormemente nossa capacidade de receber as mensagens enviadas.” (Élder L. Tom Perry, “Dareis Ouvidos a Todas as Palavras", A Liahona , julho de 2000, pp.29--30.)

Como especialista de tecnologia da estaca, você tem envolvimento direto no uso de tecnologia em sua estaca e participará das bênçãos que isso proporcionar. Você é o primeiro contato nas questões de tecnologia e aparelhos eletrônicos em todas as capelas da estaca e desempenha o importante papel que permite aos líderes da Igreja "levar a mensagem do evangelho" às pessoas de sua estaca.

Sob a direção da presidência da estaca, você, o especialista de tecnologia da estaca, tem as seguintes responsabilidades e atribuições:

  • Ser o principal operador do equipamento de recepção do sinal de satélite da Igreja e assegurar-se de que ele funcione como deve e esteja disponível quando necessário.
  • Ser o primeiro contato com a sede da Igreja nas questões relativas aos sistemas de satélite, equipamentos, programas e aplicativos de computador e às diretrizes correspondentes.
  • Administrar os computadores da Igreja na estaca, inclusive os dos centros de história da família. Alguns de seus deveres são: fazer o pedido dos computadores da Igreja, instalá-los e dar suporte, bem como planejar, remarcar e providenciar seu conserto e descarte.
  • Prestar assistência para a configuração inicial de terminais de computador, impressoras e conexões com a Internet (onde autorizadas) bem como para a manutenção do equipamento de informática, seus sistemas operacionais e programas.
  • Prestar assistência a todos os usuários de tecnologia da Igreja em sua estaca, inclusive à presidência da estaca, aos bispados, líderes das auxiliares, consultores de história da família, professores do seminário e do instituto e a outras pessoas que usem esse tipo de tecnologia nas capelas da Igreja.
  • Manter uma lista atualizada de todos os equipamentos e assegurar que os programas e aplicativos instalados nos computadores da Igreja obedeçam aos contratos de licença de uso.
  • Garantir a segurança de todos os computadores, programas e dados sigilosos da Igreja, sua proteção contra vírus e contra o uso indevido, e assegurar-se de que regularmente sejam feitas cópias de segurança dos arquivos de dados. (Lembre-se: Os computadores da Igreja não devem ser usados para fins pessoais ou sem relação com a Igreja e neles não se deve instalar nenhum programa de propriedade particular. Contudo, a critério da presidência da estaca, os computadores das alas e os da estaca podem ser colocados à disposição dos membros para a utilização de programas de história da família.)

Você deve familiarizar-se com as diretrizes da Igreja para obtenção, administração e descarte de computadores. As informações mais recentes encontram-se em: Normas e Diretrizes para Computadores Usados pelos Secretários para a Manutenção de Registros da Igreja.